Mensagem, curiosidades e ensinamentos

Mensagem, curiosidades e ensinamentos

"Obrigado Deus por me dares muito mais do que eu preciso e por me abençoares muito mais do que eu mereço"

"Já viu o quanto Deus é maravilhoso,"Nãoooo" Então olhe no espelho e agradeça a pessoa maravilhosa que Ele fez"

"Deus poderia morar em qualquer lugar do universo, mas escolheu teu coração"

"Não há nada que possa nos separar do amor de Deus. Não há nada. E o motivo é um só. Deus nos ama. E quem ama não abandona, quem ama não trai, quem ama não esquece, quem ama não nos deixa de lado. E ainda que o seu coração não perceba e não sinta, Deus cuida de você."

"Às vezes, Deus permite algumas quedas para que os nossos joelhos toquem ao chão" 

"Às vezes, o homem procura encontrar Deus em tudo quanto é igreja, se esquecendo ele que a principal casa de Deus é o próprio coração do homem, já que somos chamados de templo e morada do Espírito Santo"

"Deus tem apenas um Rebanho. Por alguma razão, nós nos esquecemos disso. A divisão religiosa não é ideia de Deus"

"Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR"

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas"

"Porque Deus é bom? nos deixa plantar o que quisermos. E como Deus é justo? nós colhemos o que plantamos"

"Lugares de honra no céu não são para os melhores, mas para os fiéis. Deus não nos avalia por comparação, mas por obediência"

"A Bíblia é a carta que Deus nos enviou; a oração é uma carta que enviamos a Ele"

"Deixo uma pergunta para você meditar: O que está impedindo você de aceitar o chamado de Deus para servi-Lo?"

"Quando você passar por momentos difíceis, e se perguntar

onde estará Deus, lembre-se que durante uma prova o
professor sempre esta em silencio."

"Esse é o caminho dos que querem a vitória, insistir, persistir, buscar, bater, clamar, sempre confiar. "Quem pede recebe, quem procura encontra e ao que bate a porta se abrirá". Não ceda ao desânimo das más notícias,
não ceda ao desânimo da oração! Na hora certa a resposta virá."

 

Deus tem uma resposta

Você diz: "Isso é impossível" 

Deus diz: "Tudo é possível" (Lucas 18:27) 

Você diz: "Eu já estou cansado" 
Deus diz: "Eu te darei o repouso" (Mateus 11:28-30) 

Você diz: "Ninguém me ama de verdade" 
Deus diz: "Eu te amo" (João 3:16 & João 13:34) 

Você diz: "Não tenho condições" 
Deus diz: "Minha graça é suficiente" (II. Corintos 12:9) 

Você diz: "Não vejo saída" 
Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Provérbios 3:5-6) 

Você diz: "Eu não posso fazer" 
Deus diz: "Você pode fazer tudo" (Filipenses 4:13) 

Você diz: "Estou angustiado" 
Deus diz: "Eu te livrarei da angustia" (Salmos 90:15) 

Você diz: "Não vale a pena" 
Deus diz: "Tudo vale a pena" (Romanos 8:28) 

Você diz: "Eu não mereço perdão" 
Deus diz: "Eu te perdôo" (I Epistola de São João 1:9 & Romanos 8:1) 

Você diz: "Não vou conseguir" 
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades" (Filipenses 4:19) 

Você diz: "Estou com medo" 
Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo" (II. Timóteo 1:7) 

Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado" 
Deus diz: "Confiai-me todas as suas preocupações" (I Pedro 5:7) 

Você diz: "Eu não tenho talento suficiente" 
Deus diz: "Eu te dou sabedoria" (I Corintos 1:30) 

Você diz: "Não tenho fé" 
Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé" (Romanos 12:3) 

Você diz: "Eu me sinto só e desamparado" 
Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei"

 

Encontro das palavras!

Nós seres humanos temos dificuldades de compreender algumas crises que vem de encontro a nossa vida. Logo nos perguntamos o porquê de estarmos vivenciando tal situação e imediatamente encontramos alguém para colocar a culpa, alguém é culpado, de preferência, uma outra pessoa, afinal de contas, é bem mais fácil culpar outra pessoa por nossos problemas, do que assumir a total responsabilidade pelo acontecido.

Essa é uma situação real que aflige milhares de pessoas diariamente. O que fazer quando as coisas não estão indo bem, quando nada está saindo de acordo o esperado?

1. Evite o desespero;
É preciso manter a calma e não se desesperar, mesmo que tenha motivos para isto, pois quando nos permitimos desesperar, nossa mente leva-nos a entender que estamos num beco sem saída e imediatamente somos atormentados por sentimentos de desesperança que nos levam a ficar inertes. Ao evitar o desespero, conseguimos com uma maior facilidade pensar e agir de maneira lógica. Em situações de crise parar um pouco para pensar é de fundamental importância.

2. Assuma a responsabilidade;
Pois bem, precisamos compreender o motivo pelo qual estamos passando por tal dificuldade. É preciso se perguntar: Por que isso está acontecendo? Esta pergunta não é tão difícil de ser respondida quando entendemos que tudo, tudo mesmo na nossa vida gira em torno de decisões. Ao tomarmos uma decisão, estamos automaticamente escrevendo o nosso futuro, decidindo de que forma as coisas vão acontecer.Nossas dificuldades são frutos das nossas escolhas. O poder de decisão e de escolha está em nossas mãos, principalmente quando decidimos agir, ou seja, toda ação, gera consequências, algumas boas e outras ruins. É importante estarmos preparados para o resultado das nossas decisões nos responsabilizando por cada uma delas. Nós somos os principais responsáveis por nossas escolhas.

3. Aceite o problema;
Quando falamos de aceitação, estamos nos referindo à compreensão dos fatos, ou seja, o problema existe e chorar o leite derramado é perca de tempo, já que será impossível voltar ao passado e fazer diferente. Não se concerta o passado, o que podemos fazer é uma bela análise da situação, ver onde erramos para que possamos fazer diferente em um momento futuro. É bom compreendermos que aceitar não é a mesma coisa que conformar-se. Quando aceitamos a realidade dos fatos, temos uma maior facilidade para nos mobilizarmos e correr atrás dos prejuízos, evitando simplesmente se conformar.

4. Não se culpe;
Ao fazer uma análise da situação, logo conseguimos entender como o problema foi causado e quando isso acontece podemos ser facilmente acometidos por sentimentos de culpa. Esse sentimento chega quando realmente compreendemos o grau do nosso envolvimento com o problema. Errar é humano, todos nós erramos e ficar se punindo por conta de uma falha não é nada saudável. “Se eu tivesse feito diferente...” Mas não fez, isso é o bastante. O objetivo da descoberta das nossas falhas não é a autopunição e sim a mudança de atitude. Infelizmente na maioria das vezes só nos damos conta das nossas falhas, quando as mesmas trazem sérios prejuízos para a nossa vida. Mas como diz um ditado popular: Antes tarde do que nunca.

5. Não se justifique;
Livrar-se da culpa não é justificar-se. Muitas vezes quando conseguimos nos livrar do sentimento de culpa por ter falhado temos forte tendência a buscar justificativas. “Fiz por isso ou por aquilo”, “ Fiz porque” ... Não importa quais os motivos levaram-nos a tomar certas decisões ou fazer certas escolhas, o que importa realmente é a que ponto chegamos. A motivação por mais justificável que seja não é importante, a não ser quando buscamos aprovação para os nossos erros. Buscar aprovação para os nossos erros é alimentar o nosso ego, nos iludir com uma falsa realidade e transferir a nossa responsabilidade para outra pessoa. É o momento em que posamos de vítima das circunstâncias. Não somos vítimas das circunstâncias, somos vítimas de nós mesmos e das nossas próprias decisões.

7. Resolva;
É preciso compreender que independente de qualquer que seja a crise ou o problema que estamos vivenciando no momento, não podemos imortalizá-lo. Tudo nesta vida passa, inclusive as crises. O ideal é agir com rapidez, afinal de contas, o tempo também passa.
A resolução de todos os nossos problemas assim como a sua causa, dão-se início a partir de uma decisão. Quer sair da crise em que se encontra neste momento? Então, tome uma decisão.

Lembre-se: Antes de tomar qualquer decisão é importante:

• Ter consciência das consequências vindouras. É aconselhável fazermos um bom planejamento, pesando as possíveis consequências.
• Se preparar para o imprevisível, afinal de contas não somos videntes, às vezes, planejamos algo e nem sempre as coisas saem como planejando.
• Não ter medo de errar, nós não somos perfeitos.
• Seja forte, há decisões que nos impossibilitam de voltar atrás, até porque muitas vezes o voltar é bem mais difícil e mais doloroso que prosseguir.
• Compreenda que algumas das nossas decisões dependem da decisão de outras pessoas.
• Lembre-se, há algumas coisas que estão totalmente fora do nosso controle, sendo assim o que nos resta é decidir a forma como vamos lidar com cada uma delas.

Decisão não tem nada haver com ação. A ação é simplesmente o resultado de uma decisão. O que fazer agora? Decida você.

Paulo diz: “Em tudo dai graças”. Deus usa nossas crises pessoais para nos mostrar que ele nos ama e nos dá a vitória. Deus não nos manda crises. Tiago diz que Deus a ninguém tenta. Mas as nossas tribulações podem ser usadas pela pedagogia de Deus para nos ensinar verdades que de outra maneira não aprenderíamos. Não somos exortados a dar graças por tudo, mas em tudo. Não posso agradecer a Deus pelo meu pecado, mas posso dar graças pelo perdão. Você não pode dar graças a Deus pelos seus erros que resultaram em crises em sua vida, mas pode agradecer porque a tribulação de hoje pode ser usada por Deus para prepará-lo para as grandes conquistas que virão.

Curiosidades Bíblicas 

1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
 
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
 
3. Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).
 
4. Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
 
5. Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
 
6. Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
 
7. Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
 
8. Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
 
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.
 
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.
 
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
 
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.
 
Gênesis
13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas?
R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19.
 
14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
R: Jabal. Gênesis 4:20.
 
15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R: Jubal. Gênesis 4:21.
 
16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R: Melquisedeque. Gênesis 14:18.
 
17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia?
R: Sara. Gênesis 23:1.
 
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando?
R: Gênesis 24:11.
 
19. Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.
 
Êxodo
20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?

R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.
 
21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés. Êxodo 4:24,25.
 
22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.
 
23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois?
R: Êxodo 15:23,24,25.
 
24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente?
R: Êxodo 21:27.
 
25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?
R: Êxodo 23-20,21.
 
Números
26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar?
R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23:11,12.
 
27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R: Balaão. Números 22:25.
 
- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
 
- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
 
- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.  - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.
 
- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
 
- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
 
- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
 
- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
 
- Tradução: Você sabia que das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
 
- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;
 
- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
 
- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
 
- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
 
- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
 
- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
 
- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
 
- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
 
- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
 
- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
 
- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)
 
- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)
 
- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25)
 
-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
 
- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
 
- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)
 
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
 
- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)
 
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
 
- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)
 
- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento?
(Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)
 
- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?
 
- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
 
- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
 
- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.
 
- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.
 
- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.
 
- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
 
- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
 
- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.
 
- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
 
- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.
 
- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
 
- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!

Adorar a Deus

Adorar a Deus não é simplesmente deixar de fazer coisas do mundo não é ir apenas na igreja sem ter compromisso, adorar a Deus é você na dificuldades conversar com Ele, na alegria agradecer à ele, é você dobrar teu joelho todos os dias e falar DEUS EU TE AMO, Espírito Santo eu te quero a cada dia mais e mais, adorar a Deus é você ter uma intimidade com o Pai, é você deixar todas as coisas, mas não pensando que vai ganhar em troca é você, e sim, amar fazer isso pois você estará agradando ao Senhor que te amo primeiro....

 

As 53 Frases mais fantásticas que Jesus disse:

O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. 
João 13:7 


Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11-12 

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 
Mateus 5:13 


Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 
Mateus 5:18 


Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raça, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 
Mateus 5:21-22


Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o q
ue passa disto é de procedência maligna. 
Mateus 5:37


Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 
Mateus 5:38-41


Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 
Mateus 6:10


A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 
Mateus 6:22-23


Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 
Mateus 6:25


Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
Mateus 6:33


Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 
Mateus 6:34


Não julgueis, para que não sejais julgados. 
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 
Mateus 7:1-2


Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. 
Mateus 7:6


Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. 
Mateus 7:12


Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 
Mateus 7:13-14


Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 
Mateus 7:21


Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. 
Mateus 8:13


Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. 
Mateus 8:22


Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 
Mateus 5:43-46


Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos 
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. 
Mateus 6:6-8


Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. 
Mateus 8:26


Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. 
Mateus 9:2


Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 
João 10:7-9


Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. 
Mateus 9:12


Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. 
Mateus 9:15


A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. 
Mateus 9:37


Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. 
João 21:22


É chegado o reino dos céus. 
Mateus 10:7


Mulher, por que choras? 
João 20:13


Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. 
Mateus 10:8


Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. 
Mateus 10:10


E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 
Mateus 10:13


Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 
Mateus 10:19


E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 
Mateus 10:22


Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? 
Mateus 10:25


E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. 
Mateus 10:28


Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. 
Mateus 10:32-33


E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. 
Mateus 10:36


E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 
Mateus 10:38


E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. 
Mateus 10:42


Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. 
Mateus 11:11


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
Mateus 11:28-30


Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. 
Mateus 12:6


Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. 
Mateus 12:30


Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. 
Lucas 16:9


Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 
E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. 
Lucas 17:3-4


Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. 
Lucas 17:19


Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 
João 16:7


Tirai a pedra. 
João 11:39


Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? 
João 11:40


A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 
João 12:35


E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47

 

 

Música 

 

Pastores e Líderes
Não separe um músico para o ministério sem que ele receba a devida preparação e contínua orientação. Por outro lado, cuidado para não colocar pessoas que não possuem qualificações mínimas para atuar no ministério. Ex: uma pessoa que não possui musicalidade ficará exposta diante das pessoas. É importante conferir se este é o ministério dela. Lembre-se que "é fácil colocar pessoas no ministério, mas é difícil tirá-las". Portanto, cuidado para não criar nas pessoas falsas expectativas, pois isso acarretará problemas para você.
Ensine a Palavra de Deus constantemente; não somente sobre temas que envolvem "louvor e adoração", mas detenha-se em assuntos que forme o caráter do músico; principalmente no início da formação de um ministério de música. É importante fazer reuniões de estudo da Palavra.
O pastor não precisa ser músico, mas precisa ter a visão a respeito do ministério de música, senão pode acabar atrapalhando o crescimento dos músicos e da Igreja.
Invista tempo e dinheiro na formação dos músicos, pelo menos nos que exercem alguma função de liderança e acreditem neles, pois surgirão frutos.
Aprimore continuamente os equipamentos de som e instrumentos. Eles possuem uma vida útil, não são eternos.
Além da reunião de estudo da Palavra, estabeleça reuniões de oração com alvos bem definidos.
De tempo em tempo realize reuniões de comunhão (passeios,churrascos, jantares, café-da-manhã, entre outros). Pastores, andem com seus músicos, pois eles também são suas ovelhas.
Cobre, mas dentro de um equilíbrio, não exija mais do que eles podem oferecer. Em um outro aspecto de cobrança, seja cuidadoso e prudente, pois não se pode exigir de uma criança um comportamento de um adulto. Seja paciente!
Seja um exemplo vivo. Não mande só fazer, faça na frente, mostre como se faz. Não estou dizendo sobre a técnica musical, mas falo sobre vida, conduta, postura, compromisso, responsabilidade, amor e respeito.

Dirigente de Louvor
Conheça bem os arranjos e os cânticos ensaiados.
Estabeleça alguns sinais para mostrar a parte do cântico que você quer cantar, subida de tom, entre outras coisas.
Dirija a igreja, mas também os músicos. Muitos grupos musicais ficam perdidos com a falta de direção de alguns dirigentes; não sabem se voltam à 1ª estrófe, se entram no côro, etc.
Procurem falar somente o necessário. Não se esqueça que, de repente, já foi escalado um pregador para a reunião. O ministério é de música e a linguagem principal é a cantada e não a falada. Alguns dirigentes falam demais e se esqueçem de ministrar cantando.
Estude música, principalmente o canto. Muitas vezes a congregação"suporta" em amor a falta de técnica e afinação mínima de alguns dirigentes de louvor.
Seja livre e não formal. Quando errar, encare com naturalidade, porque apesar de estar na frente da congregação, você está ministrando diante de Deus e para Ele. Ele sabe como e quem somos.
Estude e viva a Palavra continuamente, para que Ela esteja sempre nos seus lábios. A boca fala do que está cheio o coração.
Permita que os músicos instrumentistas profetizem também. Dê espaço para que isso ocorra, seja sensível ao Espírito Santo.
Antes de exigir que a congregação tenha uma postura de adoração no louvor, veja se sua vida é referencial nessa adoração, queira ou não, você como dirigente é um referencial. A adoração é contagiada e não somente ensinada.
O fluir deve começar primeiramente quando você estiver a sós com Deus(no seu quarto), não espere fluir só no púlpito. Você fluirá lá em cima(púlpito) a medida que fluir em baixo (no quarto).

Músicos em Geral

O músico precisa aprender a se "mixar" no grupo, aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, é um conjunto musical.
Todo músico deve treinar prática de conjunto se quiser amadurecer mais rapidamente.
A teoria musical é fundamentalmente necessária, mas entre a teoria e a prática há uma distância que poucos querem percorrer.
"Um bom médico não é aquele que receita um remédio sem saber o que está fazendo. Um bom músico não é aquele que toca sem saber o que faz".
Autodidata - Há um engano no uso deste termo, pois há muitos analfabetos musicais dizendo-se autodidatas (uma desculpa para a preguiça), autodidata é aquele que estuda sem um professor, mas estuda.
Uns falam antes de tocar algo, outros tocam antes de falar algo. Eis a diferença entre "músicos" e músicos.
O músico deve aprender a conduzir uma música como ela é e não como ele acha que deve ser. Isto é maturidade.
Há músicas em que o metrônomo só serve para o primeiro compasso, porque necessitam de uma interpretação flexível.
A pulsação rítmica bem como o andamento são para serem sentidos e não ouvidos. Este princípio é para todos, mas fundamental para bateristas e percursionistas.
Acompanhar um cântico é antes de tudo uma prática de humildade e sensibilidade. Nas igrejas, geralmente, os músicos querem mostrar toda a sua técnica em hora errada. O correto é usar poucas notas, não saturar a harmonia, inserir frases nos espaços melódicos apenas, e o baterista conduzir. Ou seja, economize informações musicais!
Há uma tendência atual de supervalorizar a velocidade do músico, quantas notas ele executa por tempo. Velocidade não é sinônimo de bom músico. O bom músico é aquele que tem a sensibilidade de fazer a coisa certa na hora certa. A velocidade é uma consequência.
A técnica deve ser estudada e sempre aprimorada, mas lembre-se de que é um meio de facilitar a execução da música e não um meio de exibicionismo.
Uma boa maneira de aprimorar a interpretação é aprender primeiro a se ouvir, depois executar. Tem gente que canta e toca e não sabe o que está fazendo; acostume então a gravar o que é executado e seja autocrítico, estude, grave e ouça o que estudou; com o tempo você encontrará a forma ideal para a sua execução.
Lembre-se: pausa também é música, portanto, "não sole na pausa".
A música possui três elementos básicos: harmonia, melodia e ritmo. Procure distribuir os instrumentos musicais no arranjo conforme estes elementos. Há instrumentos harmônicos e melódicos, há somente melódicos, há rítmicos e instrumentos que fazem os três, mas defina no ensaio ou arranjo, quais serão os devidos "papéis" para cada instrumento.
A escolha do tom de uma música depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja o mais confortável para o instrumentista ele deve executá-lo. Outra observação é que o tom pode influenciar na sonoridade da música vocal com acompanhamento. O problema é que muitos confundem. Na música instrumental, a técnica e a expressão são mais exigidos porque as notas devem transmitir algo. Na música onde há o canto, a ênfase é para a mensagem, portanto, não deve ser interferida por outros elementos.
Versatilidade - Procure ser o mais possível. Saiba ouvir vários estilos, do erudito ao moderno, ouça com ouvido crítico e analítico. Saiba ouvir. Extraia coisas boas de cada estilo. Outro detalhe, é o músico não ficar"preso" somente ao seu instrumento, saiba apreciar a forma de execução como sonoridade e fraseado de outros instrumentos.


Tecladista
Geralmente os instrumentos harmônicos, numa banda, como os teclados, violões e guitarras, entram em choque. Procure definir no arranjo e no ensaio o papel de cada um rítmico-harmônico.
Para os tecladistas, seria bom que estudassem técnica em um piano, isto melhora a "pegada".
O tecladista tem duas mãos, seria bom saber usá-las! Na maioria dos casos a mão esquerda limita-se a dobrar o baixo, atrapalhando, por vezes, o contrabaixista. Por isso, a técnica pianística é insubstituível!
Apesar de ser um instrumento versátil, não toque o teclado sempre da mesma forma e com os mesmos sons. Ouça! Cada estilo tem uma maneira de tocar e timbres mais coerentes a serem usados.
Estude bem o uso dos pedais. Não estrague com o pé o que você faz com as mãos.
Durante a execução de uma música não é necessário tocar muitas notas. Esteja sensível ao ritmo e ao tipo de música.
Quando estiver fazendo um fundo musical, fique atento a dinâmica do dirigente para que haja harmonia (ligação) ao que está sendo falado. Ex: ênfase na alegria - usar acordes maiores, etc.


Baterista
Procure estudar a técnica com o auxílio de um metrônomo. Lembre-se que estudar a técnica, não é a mesma coisa que estudar ritmos.
Ao executar uma música, lembre-se que você não está sozinho, aplique as viradas no tempo e momentos certos. Não é necessário uma virada de quatro em quatro compassos. É importante seguir um "groove" junto com o baixista, pois são eles que dão sustentação à música. Seja um músico maduro e disciplinado!
Esteja atento ao dirigente de louvor, pois é ele quem conduz as voltas da música.
Os pratos não possuem o mesmo som. Utilize-os corretamente, para não atrapalhar o desenvolvimento da harmonia.


Baixista
Um instrumento não toca sozinho, depende de você; logo, não tenha medo de tocá-lo.
Durante as ministrações, lembre-se que você não está tocando no seu CD solo, deixe os outros tocarem também. Não seja cansativo! Mantenha a disciplina musical e procure trabalhar o "groove" junto com o baterista.
Tenha uma boa variedade rítmica, baixista sem "swing" é pior que gringo tocando música brasileira.
Não use "slap" em música de "adoração" - é o mesmo que bateria de escola de samba no meio de uma valsa.
O que você aprendeu hoje, não é necessário aplicar na primeira música que tocar.


Guitarrista
Procure se coordenar com o tecladista para que não haja "excesso"de harmonia.
Procure ouvir todos os instrumentos quando estiver ministrando e lembre-se que você não está tocando um CD solo. Não seja cansativo, pois existe o momento certo para se fazer solos. Esteja sensível! Seja maduro!
Procure com diligência a sonorização ideal e os efeitos a serem utilizados de acordo com as canções que estão sendo ministradas.
Não é necessário tocar todo tempo, explore as pausas criando assim,expectativa.
Procure ser um guitarrista versátil, estudando vários estilos e ritmos.


Backing Vocal
O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo geral. Não pode ser um instrumento solto.
Procure atingir nos ensaios, o equilíbrio de voz entre todos. É necessário timbrar as vozes e estar atento à afinação.
Procure cantar dentro da sua tessitura (extensão vocal). Faça divisão de vozes, pois isso enriquecerá a música.
Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música atrapalhando assim, o fluir do cântico.
Desenvolva expressão quando estiver cantando.
Cuidado com os improvisos, pois em excesso podem se tornar cansativo  e ao mesmo tempo atrapalhar o dirigente.


Técnico de Som
É importante estudar e conhecer os equipamentos para poder utilizá-los da melhor maneira, evitando também danos nos equipamentos por causa do seu uso inadequado. Existem muitos "curiosos" atuando nesta área.
Cuidado com o volume dos instrumentos para não saturar o ambiente e provocar incômodo aos ouvintes.
Lembre-se que o volume das vozes deve ser maior em relação aos instrumentos para que as pessoas entendam o que está sendo falado ou cantado.
Sua participação no culto é fundamental. Fique atento! Não fique"viajando". Concentração total! Quando você estiver escalado para atuar no som, não se distraia e nem se ocupe com outras atividades: servir a ceia, fazer o ofertório, cuidar dos carros estacionados, etc. Saiba que já existem pessoas escaladas para estas atividades. Isso parece um absurdo mencionar, mas acontece, e muito...
Seja amável e educado quando as pessoas vierem te falar ou orientar algo relacionado ao som.
Não atrapalhe a ministração! Quando surgir algum problema seja discreto para poder solucioná-lo.
Depois de mixado os volumes, não há mais necessidade de ficar mexendo na mesa de som. Portanto, não mexa mais no som, pois isso atrapalha o bom andamento da ministração. Participe da ministração!
Cuide dos equipamentos como se fosse seu! Devemos zelar pelas coisas de Deus.


A postura do Músico
Aprenda a honrar e respeitar seus líderes. Seja submisso!
Cumpra com seus compromissos (horários, ensaios, reuniões, etc). Seja uma pessoa de palavra!
Aprenda a servir com alegria (Rm 14:17-18).
Esteja concentrado quando vier para o culto. Se você chegar mais cedo dedique um tempo à oração. Quando os teus companheiros chegarem, não fique tocando "instrumental", mas procure ensaiar as músicas que irão ser ministradas naquele culto. Depois, dedique um momento de oração junto com os teus companheiros.
Cuidado com a sua aparência (vestuário) para que não haja comentários negativos entre as pessoas. Seja prudente!
Cuidado com as brincadeiras e piadas fora de hora (Sl 37:30).
Não fique "voando"! Participe de todos os momentos da ministração.
Profetize através da música! (I Crô 25:1). Não seja um músico medíocre! Leia, estude e medite a Palavra de Deus, pois Ela é quem nos traz inspiração e unção. Profecia = Inspiração: vem da Palavra de Deus -Unção (Jo 6:63) - definição: Atos 10:38 - é poder! É a presença de Deus manifesta na pessoa do Espírito Santo. Lembre-se: "A base do seu ministério deve ser a meditação e oração".